quinta-feira, 24 de abril de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 2 | Paciente

Pablo André Flôres – 37 anos – Servidor público
Relato do Paciente:

"Uso cadeira de rodas há 13 anos em decorrência de um acidente de moto que me deixou como seqüela uma lesão na medula espinhal na 5ª vértebra torácica.
Após a primeira fase de recuperação pós-traumática, que compreendeu uma internação de 30 dias na Rede Sarah, em Brasília, num programa de reabilitação que julgo essencial, identifiquei o quão importante seria para minha vida praticar atividade física. Além da fisioterapia, no início de 2002 comecei a fazer atividade física na piscina, com atividade aeróbica e anaeróbica, visando, acima de tudo, trabalhar o fortalecimento dos membros superiores.
Fiz isso durante, aproximadamente, cinco ou seis anos. Mas, infelizmente, por razões de ordem profissional, parei com as atividades físicas regulares, embora tenha mantido a freqüência semanal da fisioterapia. Depois de algum tempo sem exercícios, os meus cotovelos acusaram o golpe e não param de incomodar. Os epicôndilos, de ambos os cotovelos, foram diagnosticados com epicondilite, ou seja, estão infamados.
As causas são conhecidas: uso excessivo – afinal, quem se locomove com cadeira de rodas está permanentemente utilizando os membros superiores para todas as atividades diárias; – falta de exercícios físicos – uma vez que eles fortalecem a musculatura dos braços e antebraços; – falta de alongamento.
Assim, ao ingressar no Projeto Multidisciplinar promovido pelo Atelier da Saúde, tenho por objetivo principal reforçar a musculatura dos membros superiores, garantindo a eliminação das dores que me incomodam, além de realizar exercícios aeróbicos, que me permitam aumentar a minha capacidade cárdio-respiratória, além, é claro, de manter a forma física, vontade essa inerente a qualquer ser humano minimamente preocupado com a vaidade, ou vocês acham mesmo que pessoas com deficiência não têm essa preocupação? No longo prazo, o objetivo é melhorar a minha qualidade de vida e evitar o aparecimento de novas lesões similares as atuais.
No mais, o Projeto Multidisciplinar do Atelier da Saúde proporcionará a interlocução entre os profissionais que me atendem, no caso, duas fisioterapeutas e um clínico, condição essa que entendo indispensável para que o completo atendimento das necessidades e expectativas dos pacientes/clientes preocupados com a saúde."

Nenhum comentário:

Postar um comentário