sexta-feira, 30 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 3 | Depoimentos

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora:

"Em apenas 1 mês de exercício a aluna eliminou 18 cm de abdômen, 13 quilos ao total e o mais importante ganhou 1,6 quilos de massa muscular o que é excelente, pois pacientes com cirurgia bariátrica perdem peso mas, geralmente, perdem músculo junto. Com o exercício estamos conseguindo eliminar o excesso de gordura mas manter o músculo fazendo com que a aluna não fique tão flácida, tenha mais energia e emagreça com saúde!"


Projeto Multidisciplinar | Caso 3 | Depoimentos

 Gabriel Diehl
Relato de Caso:

"Após o primeiro mês do projeto aumentamos a intensidade dos treinamentos, através do aumento das cargas nos exercícios resistidos, e da velocidade e cargas utilizadas nos exercícios aeróbios. A paciente vem respondendo muito bem às alterações realizadas, visto que não apresentou grandes dificuldades após as mesmas. Além de relatar grande satisfação em realizar os treinamentos a individua obteve um grande progresso na sua mobilidade, controle corporal e respiratório."

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 3 | Depoimentos

Elenara Jahn
Relato de Caso:

"Uma aluna meiga, sempre com um sorriso, disposta a realizar um treino novo a cada dia, encara todos com alegria e motivação. Sua evolução é visível evoluímos de 40 a 50% da FC pára 50 a 60% da frequência durante o treinamento aeróbio. Buscamos com estímulos variados em equipamentos diferentes. Estar com a frequência cardíaca o mais próximo dos picos com maior queima de gordura, já que nossa pequena estrela precisa ainda eliminar peso, conciliando com os benefícios da cirurgia. Ana estamos todos motivados com sua evolução e com novas ideias de treino para o próximo mês. Que os objetivos alcançados neste curto período seja motivador para continuar o empenho, parabéns! Professora Elenara Jahn"

Projeto Multidisciplinar | Caso 3 | Depoimentos

Ana Letícia Konzen – 32 anos
Relato da Paciente:

    "Através deste relato, quero registar o quanto importante está sendo para mim, participar do Projeto Multidisciplinar, lançado pela Academia Atelier da Saúde. Estou muito feliz pela disciplina que estou adquirindo, e principalmente pelo condicionamento e resultado obtidos. Parabenizo você Greice pela idéia, pois admito que na condição de recém operada (Bariátrica), jamais imaginaria engatilhar logo a prática aos exercícios. Você tem sido muito querida, e comprometida com o que propôs no início, até porque para o bom resultado, ambos os lados precisam estar dispostos. 
    Falando agora um pouco dos professores, expresso aqui minha gratidão e meus sinceros parabéns, pois todos são muito qualificados e esforçados, onde aqui vale relatar o que percebo de cada um, começando pelo:
    Professor Gabriel Dieh Apesar da jovialidade, demonstra ser muito responsável, e comprometido nos treinos. É atento ao circuito do aluno, e sempre busca a motivação para finalização do treino, e isto faz toda diferença. Gosto muito do acompanhamento que ele faz comigo, e da atenção que dá ao meu caso. 
    A Professora Elenara Jahn é um doce, recebe à todos com muito carinho. O acolhimento é fundamental, até por que tornar o exercício um hábito na rotina de uma pessoa sedentária, é difícil, e ela conseguiu despertar em mim, num curto prazo o prazer de me exercitar. Demonstra cada exercício com muita atenção, visando assim atender de maneira satisfatória todos os alunos que ali estão. 
    Professor Giordano é muito educado e atencioso. Exige bastante nos treinos, e busca também animar o aluno, no cumprimento individual do treino. Gosto muito, e isto aqui registro que são todos os professores, demonstram primeiramente o que querem, e depois ficam observando a execução. Isto faz com que fiquem atentos aos nossos movimentos, e qualquer erro, nos corrijam. És bastante capacitado.
    Professor Dhionatan é esforçado, observador e atencioso para com o aluno. Recebe à todos com educação.
    Finalizo parabenizando toda esta equipe, pois percebo como todos são empenhados com os objetivos em particular dos alunos. Olha que não é fácil para eles, creio eu, estar ali todos os dias, acompanhando, cobrando, monitorando etc....São pessoas que devo toda minha gratidão, e na Academia Atelier da Saúde me sinto muito bem, há um clima muito bom, ambiente organizado, e muito mais muito comprometimento dos professores. Agradeço por ter sido escolhida a participar deste projeto, onde no local em que trabalho, ouço as pessoas comentando os resultados, e fico feliz, pois a cada dia está agregado muita determinação e principalmente o compromisso firmado. Obrigada pela oportunidade."

terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 4 | Depoimentos

Priscila Kreuz - Quiropraxista
Relato de Caso:

"O tratamento da paciente Fátima teve como foco a região cervical, a qual está diretamente relacionada com os sintomas de enxaqueca apresentado por ela. Iniciamos com ajustes na região cervical alta, intercalando com técnicas de liberação muscular (Kinesio Taping e Graston), pois observou-se na avaliação inicial e testes subsequentes, significativa tensão muscular. Ótimos resultados foram obtidos já nas primeiras consultas. O relato de Fátima é que sua algia (dor) reduziu consideravelmente em frequência e intensidade, algo que não acontecia há anos. Sintomas frequentes como náuseas, vertigem, intolerância visual à luminosidade, entre outros, que a faziam procurar atendimento médico e resultavam em utilização de medicamento intravenoso, hoje não se fazem mais presentes. Orientamos a realização de alongamentos e melhorias posturais também foram adotadas, vislumbrando ergonomia correta durante a jornada de trabalho. No momento, as consultas se encontram em periodicidade quinzenal e estamos trabalhando no sentido de manutenir o bem-estar da paciente pelo maior período de tempo possível, podendo chegar à consultas de manutenção mensais, conforme evolução do caso." 


Projeto Multidisciplinar | Caso 4 | Depoimentos

Ana Fátima Graziele Giachelin – 36 anos - Psicopedagoga

Relato da Paciente:

      "Estou muito contente em participar do Projeto Multidisciplinar. A cada dia que passa, percebo melhora na minha saúde, bem estar e qualidade de vida.  Como já relatei anteriormente, a muito tempo eu buscava um tratamento para minhas crises de enxaqueca, para as dores na região cervical e também para as dores nos joelhos.  O uso de medicações já não estava mais funcionando e eu precisava urgente fazer algo pela minha saúde já que minha qualidade de vida estava péssima, meu rendimento no trabalho estava bastante prejudicado e minhas relações pessoais com a família e amigos também  estavam sendo afetadas. 
        Depois que iniciei a atividade  física, juntamente com a Quiropraxia e o acompanhamento nutricional, passei a ter crises menos intensas de enxaqueca e com intervalos maiores entre uma crise e outra. A ingestão de analgésico praticamente caio para a metade. Tenho dormido melhor e acordado muito mais disposta. Sinto meu corpo mais leve e ágil, sem aquele desagradável peso nas pernas e pressão nos joelhos. A contratura muscular na região cervical também melhorou muito.
        Tenho certeza de que o fator psicológico também tem contribuído bastante para a melhora geral do meu quadro, já que, além de diminuir as dores, estou me sentindo mais leve e esteticamente melhor. O humor também melhorou muito. Ninguém consegue ficar de bom humor quando está com dor. 
       O atendimento no Atelier da Saúde é maravilhoso. Sou sempre muito bem recebida pelos professores,  que são super competentes e interessados com meu bem estar. O atendimento é personalizado. Me sinto totalmente segura para fazer os exercício. Já aconteceu de eu chegar na academia com uma forte dor de cabeça e ao longo da aula, sentir a dor desaparecer.
       Em relação a quiropraxia, também estou muito satisfeita. Já nas primeiras sessões senti uma melhora considerável no que diz respeito a diminuição das dores e no aumento da amplitude de movimentos. 
       O acompanhamento nutricional também tem me ajudado muito. A mudança nos hábitos alimentares tem agregado mais energia, disposição e bem estar no meu dia a dia. 
       Estou me empenhando ao máximo e agradeço muito pela oportunidade."

Projeto Multidisciplinar | Caso 1 | Depoimentos

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora

"A reavaliação da aluna Valesca foi um sucesso!!! Diminuiu 14 cm de abdominal, 3,9% de gordura corporal total e aumentou 2 kg de massa muscular!! Deste jeito até o final do projeto iremos atingir todas as metas!!!! Foco que dá!!! Rumo ao percentual de gordura ideal!"

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 1 | Depoimentos

Fátima Sertório - Dermatologista
Relato de caso:

"A Valesca está muito focada e disciplinada. Não me surpreendo porque é assim em tudo....já vejo os progressos, mas penso que o maior de todos é que ao final do projeto ela terá incorporado definitivamente o exercício na sua vida e não vai parar mais. Torço para que isso sirva de estímulo aos que estão parados em casa, reclamando da sua condição física. Nada cai do céu, nada é fácil, tem que se mexer, e no final a recompensa aparece.....saúde acima de tudo."

Projeto Multidisciplinar | Caso 1 | Depoimentos

Valesca Fonseca – 34 anos – Publicitária 
Relato da Paciente:

"A “culpada”  é a Dra. Fátima Sertorio, mas é  com muito prazer e satisfação que faço meus relatos..... a dedicação,  profissionalismo, carinho e comprometimento que estou sendo atendida no Atelier é sensacional...Eu nunca havia frequentado uma academia, meus exercícios eram caminhadas na rua e eventuais caminhadas na esteira, nunca passou disso... essa nova experiência me faz ter a certeza  que os exercícios já fazem parte da minha rotina, afinal tenho uma doença psicossomática (psoríase) e com os queridões Gabriel, Elenara e Greice adquiri saúde, serenidade e auto estima . Muito love pela equipe do Atelier da Saúde. Obrigado. 
Atelier da Saúde, faço parte e indico..."

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 9 | Avaliadora

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora:

"Aluno com baixo percentual de gordura bem como pouca massa muscular. Relato de dificuldade de aumento de peso e de massa muscular. Como gosta bastante de pedalar, mas perde mais peso, tem receio de pedalar muito... Iremos linkar o equilíbrio muscular para o esporte em questão, com aumento de massa corporal magra e peso, sempre trabalhando multidisciplinarmente."


Projeto Multidisciplinar | Caso 9 | Educadores Físicos

Fabiano, Cleo e Patrick
Relato de Caso:

"Nesse caso utilizaremos como aquecimento exercícios aeróbios em esteira ou elíptico com intensidade de 65%FCmax., durante 10 min.. Para o aumento da MM será realizado treinamento de força com intensidade moderada nas primeiras três semanas para adaptarmos o aluno a realização dos exercícios proposto no treinamento. O treinamento é composto de 15 exercícios, onde temos 10 repetições divididas em 3 séries, depois iremos implementar o treino com o foco em hipertrofia. Na realização dos exercícios trabalharemos em forma de circuito utilizando o método de intervalo ativo. Em paralelo será monitorado o treinamento realizado no grupo de pedal, com objetivo de observar a melhora no condicionamento cardiovascular. Ao final do treinamento utilizaremos uma breve sessão de abdominais (5 - 10 min.) e posteriormente realizaremos o alongamento através do método passivo, sempre com o auxilio do profissional de educação física."

Projeto Multidisciplinar | Caso 9 | Profissional da Saúde

Ricardo Rodhe - Clinico Geral e Geriatra

Projeto Multidisciplinar | Caso 9 | Paciente

João Paulo Vieira Pinto
Relato do Paciente:

"Sempre encontrei dificuldade em ganhar peso, aumentar minha massa muscular e busco no Projeto Multidisciplinar justamente isso, aumentar meu peso de maneira saudável e melhorar meu condicionamento físico, pois sou praticante de Ciclismo Mountain Bike. Já tive outras tentativas anteriores para este fim, mas sem sucesso, talvez por falta de um acompanhamento correto, uma má alimentação e também por uma facilidade em perder peso."

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 8 | Avaliadora

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora:

"Paciente que se enquadra na “falsa magra”. Seu IMC esta dentro da normalidade (eutroficos) porém, como não faz exercício físico regular com atividades aeróbicas e nem reforço muscular, acaba tendo um percentual de gordura acima do seu limite e falta de massa corporal magra. Iremos trabalhar para buscar o equilíbrio de ambas e com isto tentar amenizar as dores apresentadas pela paciente bem como diminuir a gordura localizada que a incomoda. Deste modo, fazendo a Mari se sentir melhor, com mais qualidade de vida e fazendo do exercício um hábito diário, como escovar os dentes."


Projeto Multidisciplinar | Caso 8 | Educadores Físicos

Nathalia e Patrick 
Relato de caso:

"Paciente com dores em todo corpo, mas mais acentuada na região superior que parece estar associada a atividade laboral (cabelereira). Iremos trabalhar com alongamentos em busca de melhorar a amplitude de alguns movimentos incurtados. Também com bastante exercícios funcionais visando reforço muscular geral, conscientização corporal, reforço região abdominal (com exercícios isométricos) e costas procurando um equilíbrio entre estas partes. Tudo intercalado com exercícios aeróbios também, já que a aluna relata aumento de peso e incomodo pela gordura localizada. Esta forma de circuito deixa o treino mais dinâmico, divertido...fazendo com que a aluna não caia em uma rotina e não desista como em outras vezes. " 

Projeto Multidisciplinar | Caso 8 | Profissional da Saúde

Tiago Augusto Zago - Quiropraxista
Currículo:

Formado em Quiropraxia, Pós-graduado em Ciências da Saúde e do Desporto, Pós-graduado em Quiropraxia Esportiva pela New York Chiropractic College, Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade, Professor do curso de Quiropraxia da Universidade FEEVALE.

Relato de Caso:

"Paciente de 40 anos, sexo feminino. Refere importante desconforto na região cervical e torácica alta, com eventual irradiação para ombro esquerdo. Sintomas tem caráter crônico, início insidioso e parecem ter piorado nos últimos seis meses. Não há histórico de traumas ou acidentes significativos nem tão pouco patologias associadas. Eventualmente a paciente tem cefaleia.
A dor parece estar associada a atividade laboral, visto que a paciente é cabelereira e utiliza bastante os braços em abdução e, por conseguinte, utiliza bastante a musculatura da cintura escapular e de sustentação do ombro.
O exame clínico mostra alguma diminuição discreta na amplitude de movimento cervical e dor a digito pressão na região cervical. A força dos músculos parece preservada, ainda que os testes gerem desconforto.
A avaliação também mostrou hipomobilidade em algumas vértebras da coluna cervical e da coluna torácica alta.
Tratamento proposto: quiropraxia associada a atividade para condicionamento físico."

Projeto Multidisciplinar | Caso 8 | Paciente

Mariane Frizon
Relato da Paciente:

"Meu nome é Marizane Frizon, tenho 40 anos , sou dona do salão Frizon Fashion Hair e exerço a função de cabeleireira há 18 anos. A mais ou menos uns 12 anos tenho uma jornada de trabalho bastante intensa e, não poucas as vezes, trabalho umas 12 horas por dia.
 Há cerca de uns 7 anos algumas dores começaram a me causar  um certo incomodo, ex: planta dos pés, pernas, braços, dificuldade em abrir e fechar as mãos, porém é nos ombros a região onde sinto uma dor quase que insuportável, me incomoda também o aumento de peso e gordura localizada.
 Diante desses fatos todos, muitas vezes procurei algumas alternativas para tentar melhorar essa situação. Entre elas estavam caminhadas e atividades físicas. Mais nada me estimulava a ter o hábito de continuar, então logo desistia e, para remediar a dor, muitas vezes fiz uso de relaxante muscular. o qual, mesmo que superficialmente, me dava uma sensação de alívio.
 O convite para participar do projeto multidisciplinar veio em um ótimo momento.
 Espero poder concluir o projeto com 100% de presença e, se este atender minhas expectativas, que venha fazer parte da minha rotina, pois busco melhor qualidade de vida agora e também na melhor idade."

terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 7 | Avaliadora

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora:

"Para alunos como a Bianca, que tem a pressão arterial alterada controlada com medicação e com base na avaliação antropométrica apresenta um excesso de gordura precisamos focar em diminuição do percentual de gordura, trabalhando sempre com aferição de pressão antes, durante e após o exercício bem como trabalhando dentro da zona alvo de frequência cardíaca (feita pelo teste de FC e acompanhada sempre pelo monitoramento da mesma durante os treinos). Iremos refazendo a avaliação antropométrica a cada mês, na tentativa de incentivar e chegar ao percentual de gordura ideal, que no caso dela é de 22,1% bem como auxiliar na regularização da pressão arterial, mesmo que a literatura indique a cada 3 meses."

Projeto Multidisciplinar | Caso 7 | Educadores Físicos

Fabiano e Cleo
Currículo:

Formados em Educação Física

Relato de Caso:

"Iremos aferir a pressão da aluna e vamos dosando conforme sua pressão. aquecimento de 20 minutos em bicicleta ergométrica ou na esteira, pois para pacientes hipertensos seria o ideal, pelo menos 20 minutos de aeróbio contínuo com intensidade moderada.  após este aquecimento, iremos iniciar com os exercícios com pesos! Aonde iremos trabalhar com poucas repetições, para manter a P.A. controlada. Após feito uma série de exercícios, iremos retornar a mais 10 minutos de exercícios aeróbios (esteiras, transport, ou bicicleta ergométrica). Ao termino destes, voltamos para os exercícios com pesos. Sempre após aos 10 minutos de exercícios aeróbios, podemos verificar a P.A. para ver se mantemo-la controlada. E assim, vamos revezando entre exercícios com pesos e o aeróbio até atingirmos mais ou menos 40 minutos de aeróbio por aula e o aluno não ficará entediado, por isto utilizamos muito o intervalo ativo.  Após os exercícios aeróbios e os exercícios com pesos, iremos trabalhar os abdominais conforme a sua capacidade física. Para finalizamos, iremos trabalhar o alongamento com o método passivo (utiliza de forças externas para alcançar a melhora na flexibilidade), com auxilio do educador físico."

Projeto Multidisciplinar | Caso 7 | Profissional da Saúde

Ana Paula Fleck - Nutricionista
Currículo:

Formada em Nutrição, atua na área de Nutricação Clínica e Técnica.

Relato de Caso:

"A paciente chegou até ao meu consultório em fevereiro de 2014, por indicação de outra paciente, apresentando sobrepeso, ovários policísticos, pressão alta e apresentar um início de intolerância ao glúten e sedentarismo. O objetivo principal do tratamento é uma reeducação alimentar, a partir da aquisição desses hábitos saudáveis, conseguir uma melhor qualidade de vida, conseguindo com a alimentação, diminuir a pressão arterial, melhorar o desconforto abdominal pela ingestão do glúten, consequentemente perdendo peso e melhorando no tratamento dos ovários policísticos. Faltava só a questão do sedentarismo, com essa parceria do Atelier da Saúde, fechou 100%, com o exercício físico para completar o tratamento."

Projeto Multidisciplinar | Caso 7 | Paciente

Bianca Hoffmeister
Relato da Paciente:

"Descobri que tinha pressão alta em uma consulta, onde descobri também que tinha cálculo renal, como sempre tive a saúde de ferro receber esta notícia foi muito doloroso para mim, aí a pressão disparou não tinha remédio que a controlasse. Depois disso uma cardiologista percebeu que toda vez que eu ficava nervosa a pressão alterava e que eu era muito ansiosa, então ela receitou um remédio que ajudou a controlar a ansiedade.
Depois de mais calma e com a pressão controlada decidi engravidar e como estou acima do peso preciso emagrecer, para ter uma gravidez mais saudável e de preferência sem a necessidade de tomar o remédio para a pressão. Espero que com o projeto  multidisciplinar eu consiga atingir meus objetivos, de emagrecer com saúde e conseguir engravidar."

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 6 | Avaliadora

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora:

"Como o paciente está há quase um ano sem fazer nada de exercício e reforço, perdeu bastante massa muscular e aumentou percentual de gordura. Iremos trabalhar para esta inversão. Iremos trabalhar primeiramente com o objetivo de reforçar a musculatura que envolve joelho para auxiliar o mesmo a voltar a caminhar, correr e ter uma vida normal, sem dores. Tentaremos buscar o equilíbrio muscular e a eliminação dos 3% de gordura excedente do total, por mais que seu IMC esteja dentro do normal, porém, pelo tempo parado, perdeu massa muscular, que “ocupa menos” espaço, mas pesa mais comparado a gordura e acumulou gordura."

Projeto Multidisciplinar | Caso 6 | Educadores Físicos

Nathália e Rogério
Currículo:

Formados em Educação Física

Relato de Caso:

"Iremos começar bem devagar, aquecendo em bicicleta tipo "spinig", em função do quadril, pois na outra sente dor e não podemos fazer nada de impacto neste caso. Após iremos trabalhar com exercícios de cadeia cinética fechada buscando o equilíbrio muscular, principalmente entre quadríceps, ísquios, adutores e abdutores. Faremos complemento de propriocepção inicialmente na cama elástica de jump, pois devido a instabilidade percebemos que o disco deixará o mesmo muito instável. Para finalizarmos um trabalho de alongamento das musculaturas envolvidas. E iremos intercalando os trabalhos com a fisio, sempre conversando e trocando informações de sua evolução, dificuldades e tendo o apoio do médico.... Com base na avaliação antropométrica buscaremos como principal objetivo o reforço muscular e um equilíbrio entre todos os membros, bem como diminuição de gordura abdominal."

Projeto Multidisciplinar | Caso 6 | Profissional da Saúde

Kátia Cristina Gonzaga - Fisioterapeuta
Currículo:

Formada em Fisioterapia com especialização em Reeducação Postural e Fisioterapia Desportiva.

Relato de Caso:

"Paciente relata que à aproximadamente 10 meses rompeu LCA durante jogo de futebol, passando por tratamento fisioterápico pré-cirúrgico de mais ou menos dez atendimentos. Realizou procedimento cirúrgico no dia 06/08/2013 retornando para fisioterapia após 15 dias com brace + muletas apresentando edema, ADM diminuída (genuflexo importante), atrofia de quadríceps + posterior da coxa, aderência de fascia lateral da coxa, fazendo uso de crioterapia domiciliar e orientado pelo fisioterapeuta hospitalar a realizar exercícios para ganho de flexão.
Após término da medicação antiinflamatória paciente passou a relatar dor posterior do joelho, não tendo uma boa evolução na fisioterapia encaminhada para hidroterapia, realizada uso de novos antiflamatórios mais infiltração intraarticular devido ao quadro álgico (sem sucesso).
Após 180 dias foi realizada videoartroscopia exploratória. Paciente evolui bem após procedimento, chegando a uma extensão funcional, realizando reequilíbrio muscular e propriocepção encaminhado para academia para ganho de massa e retorno para esporte."

José Salvador dos Santos - Médico Cirurgião

Relato de Caso:

"Foi operado e liberado para fazer exercícios físicos."

Projeto Multidisciplinar | Caso 6 | Paciente

Sergio Silveira
Relato do Paciente:

"A lesão ocorreu no dia 01/06/2013, era um sábado, e como estava chovendo não jogaríamos no campo, então meus amigos convidaram para jogar na quadra de grama sintética, nunca gostei muito, mas para não ficar 
parado acabei aceitando. Em um lance normal, fui antecipar um lançamento pela lateral, fiz o corte na bola com o pé esquerdo e quando toquei com o mesmo no chão este travou na grama e corpo girou em cima do joelho, foi só um estalo seco como se algum galho houvesse sido quebrado, inclusive o pessoal em volta ouviu, sai imediatamente do jogo a dor não era muito forte, mas eu imaginava que poderia ter estourado alguma coisa. Fui direto para casa, fiz um pouco de gelo e uma pomada gelol. No outro dia o joelho não estava inchado só um pouco dolorido, fiquei animado não deve ter sido nada, mas o desconforto permaneceu, então procurei um acupunturista ele também achou que não era nada de mais fez algumas aplicações e melhorou um pouco, mas não resolveu.
Mais alguns dias procurei um massagista (quase morri) o cara fez tanta massagem forte no joelho que dizia ter que desmanchar a lesão, sai de lá pior que cheguei. Aí não teve jeito fui para o hospital, no plantão o medico examinou e também disse que não era nada me receitou uma semana de medicamento e caso a dor persistisse deveria fazer uma Ressonância. Dia 27/06/2013 fiz a ressonância que constatou ruptura de LCA. Tive sorte logo consegui agendar com o Dr. Salvador que sem olhar os exames só mexeu a minha perna e disse que era ruptura de LCA, já tratamos de agenda a cirurgia que ocorreu dia 06/08/2013. A cirurgia ocorreu sem problemas usei imobilizador por uns 25 dias após comecei a fisioterapia e tudo parecia evoluir bem, mas eu sempre sentia dor ao alongar a perna, e isto não passava. Então em uma consulta o Dr. Salvador me indicou fazer Hidroterapia para soltar o joelho, fiz algumas sessões, mas parece que ainda piorou, então o Dr. fez algumas infiltrações que remediava, mas não resolvia. O Dr pediu outra Ressonância para checar se havia algum outro problema, mas não constatou nada alem de um pouco de fibrose, então tentamos a aplicação de um gel viscoso super caro, logo na primeira aplicação a coisa piorou novamente, então decidimos nem fazer a segunda aplicação e tratamos de agendar a nova cirurgia para retirada da fibrose. Cirurgia efetuada em 19/02/2014, 5 dias de muletas e parecia que a coisa agora funcionaria, fisioterapia direto. Mais alguns dias e joelho começaram a inchar e ficar dolorido novamente, outra consulta e Dr. Salvador retirou 30 ml de liquido e aplicou um antiinflamatório direto no joelho, a partir daí parece que estamos vencendo este problema, agora pretendo começar o reforço muscular para continuar a evolução. Vou me dedicar ao máximo nos treinamentos, para recuperar minha qualidade de vida, poder caminhar sem dor, poder brincar com meus filhos, cair, rolar correr, jogar e quando possível voltar a praticar futebol."

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Projeto Multidisciplinar | Caso 5 | Avaliadora

Greice Oliveira
Relato de Avaliadora:

"Paciente com IMC de 31,9 e com quase 25%  acima do percentual de gordura ideal. Iremos buscar a diminuição destes marcadores principais com o objetivo de auxiliar e trabalharmos multidisciplinarmente tendo o sucesso total no seu problema inicial: desvio de septo mais ronco. Como o desvio foi solucionado com cirurgia bem sucedida e o ronco continua pelo excesso de gordura e de peso, iremos trabalhar com este foco.”


Projeto Multidisciplinar | Caso 5 | Educadores Físicos

Elenara Jahn e Gabriel Diehl
Relato de Caso:

“Para atingirmos nossa meta de diminuição de peso e percentual de gordura vamos trabalhar com bastante exercício aeróbio, variando entre eles, buscando sempre estímulos novos. Além de manter a aluna dentro a zona alvo de freqüência cardíaca que busca uma maior queima, vamos trabalhar em circuitos intercalando aeróbio e um mínimo de reforço muscular, para que possamos manter uma frequência alta mesmo na musculação”.

Projeto Multidisciplinar | Caso 5 | Profissional da Saúde

Eduardo Granzotto – Otorrinolaringologista
Currículo:

Graduado em Medicina, especialização em Otorrinolaringologia, Mestrando em Ciências Médicas.

Relato de Caso:

"Consultou pela primeira vez em junho de 2013 por obstrução nasal crônica. Tinha história de trauma nasal na infância e uso de medicamentos há 5 anos para abrir a respiração, causando dependência dessa medicação. Fez tratamento clínico para acabar com a dependência do medicamento nasal com melhora parcial da respiração. Já com obesidade e queixas de roncos desde a primeira consulta, sendo a obstrução nasal a queixa principal. Como não teve a melhora esperada somente com o tratamento clínico e haviam exames que evidenciavam desvio com fratura do septo nasal, além de outras alterações que necessitavam cirurgia para melhorar a respiração nasal, foi indicado cirurgia. A respiração pelo nariz é fundamental para o funcionamento da via aérea durante o sono, quando se dorme com a boca aberta a língua cai mais pra trás, contribuindo para o ronco e as apneias (paradas na respiração). A obesidade contribui de maneria semelhante, aumentam os depósitos de gordura debaixo da língua, e na via aérea como um todo, empurrando a língua mais pra trás e diminuindo o espaço para passagem de ar. Com a passagem mais estreita, a língua e palato mole vibram e geram o ronco, algumas vezes causando obstrução total da passagem de ar: as apneias. A paciente foi submetida a cirurgia em março de 2014 com melhora da respiração nasal e parcial do ronco. Foi realizado exame endoscópico mostrando que a língua realmente estava posicionada mais pra trás que o normal, alteração esperada em pacientes obesos. A paciente foi encaminhada para avaliação nutricional e com educador físico para auxiliar na perda de peso, foi quando entrou no programa.Existem outras alternativas para o tratamento de ronco, como uso de aparelhos confeccionados por dentistas para empurrar a língua mais pra frente, CPAP que um aparelho que joga ar no nariz e mantem a via aérea aberta, exercícios da musculatura com fonoaudiólogas, etc. Entretanto, o mais natural e mais saudável é o paciente dormir sem esses aparelhos e estar dentro do seu peso ideal. A perda de peso bem programada com auxílio de nutricionistas e educadores físicos sempre é a melhor opção para que seja saudável e duradoura."

Projeto Multidisciplinar | Caso 5 | Paciente

Elisandra Moraes – 38 anos – Analista Financeira
Relato da Paciente:

“Trabalho sentada o dia todo, em uma função bastante estressante, e que gera uma grande ansiedade.
Na adolescência, tive uma queda e quebrei o nariz, provocando um desvio de septo. Durante mais de 20 anos, respirei mal por causa disso. Nos últimos tempos, também comecei a roncar bastante. Acreditava que, com a septoplastia e turbinoplastia, isso seria solucionado. No início de março, realizei a cirurgia, porém, o ronco não diminuiu. Segundo meu marido (coitado, nem consegue dormir!) é como se eu estivesse passando mal, sufocando. 
Estive na consulta de revisão, e o médico disse que a cirurgia foi 100%, que estava tudo correto. 
Fizemos outro exame, e descobrimos que minha língua estava muito para trás, devido a gordura. Meu otorrinolaringologista me deu a notícia que não era novidade... estou bem acima do peso! 
Fiz consultas com a nutricionista antes disso, porém tive dificuldades em seguir a dieta. Fico ansiosa e acabo comendo. 
Estou tomando remédio para ansiedade também, o que não acho muito bom, mas necessário neste momento.
Sei que os exercícios físicos são o caminho para resolver estes problemas. Mas, também sei que preciso de apoio para conseguir!
Agradeço a oportunidade, e farei minha parte para termos sucesso no projeto!"